O governador Wilson Lima destacou, nesta quarta-feira (08/10), os avanços nas políticas públicas voltadas à população idosa do Amazonas, durante mais uma edição do baile “Bolero Noite Dançante”. O evento, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Sul de Manaus, reuniu mais de mil participantes do programa EnvelheSer 60+, em uma celebração com música, dança e integração social.
Promovido em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro, o baile celebrou o envelhecimento ativo e saudável. Na ocasião, o governador ressaltou o compromisso do Governo do Amazonas em ampliar oportunidades e garantir atenção integral às pessoas idosas em todo o estado.
“Esse encontro é muito importante, porque aqui nós temos, além das ações voltadas propriamente para a pessoa idosa, cursos de qualificação, empreendedorismo e atendimentos na área de saúde. Temos trabalhado para dar atenção integral para essas pessoas, que ainda podem produzir muito”, afirmou Wilson Lima.
Entre as autoridades presentes estiveram os vereadores Diego Afonso e Professora Jacqueline, além da secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa.
O baile contou com música ao vivo, concurso de bolero, escolha dos melhores casais e entrega de troféus e prêmios individuais. Para garantir o bem-estar dos participantes, equipes de enfermagem e fisioterapia do EnvelheSer 60+ realizaram atendimentos em saúde, aferição de pressão e primeiros-socorros. Profissionais de dança, educação física, psicologia e serviço social também acompanharam o público durante a atividade.
O evento foi marcado por alegria e entusiasmo. A participante Maria das Graças Brasil, de 60 anos, integrante do Grupo Vida Mais, do bairro Monte Sinai, destacou a importância da celebração.
“Para nós, que já temos uma idade ótima, é muito bom para nos divertirmos, para espairecer, sair de casa. Eu gosto muito desse tipo de atividade de dança. Também temos nossas atividades de educação física e isso faz bem à nossa saúde. Estou acostumada a dançar, mas nunca participamos de concurso”, contou Maria das Graças.
⸻
Políticas e avanços
O Governo do Amazonas tem fortalecido as políticas de valorização da pessoa idosa com iniciativas em diversas áreas. O programa EnvelheSer 60+ já contempla nove projetos em Manaus e no interior, enquanto os Centros Integrados de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI) realizaram mais de 10 mil atendimentos em dois anos.
Mais de 300 idosos foram beneficiados com R$ 1,7 milhão em microcrédito, incentivando o empreendedorismo nessa faixa etária.
Outro destaque foi a inauguração, em agosto, da Casa de Passagem para Pessoas Idosas em Situação de Risco, a primeira do Amazonas, que já está em funcionamento e oferece acolhimento temporário e emergencial, com hospedagem, alimentação e acompanhamento multiprofissional.
Em junho, o governo também entregou o Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Paulo Lima, totalmente reformado, que agora conta com Telessaúde e capacidade para até dois mil atendimentos mensais.
A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FunATI) segue ampliando os cursos de formação, incluindo a cozinha-escola implantada em parceria com o Consulado do Japão, fortalecendo o aprendizado e a inclusão produtiva da população idosa.