A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu, nesta terça-feira (14/10), os representantes da embaixada da Argentina no Brasil, Joaquin Coniglio e Patrício Violini, para uma apresentação sobre a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM). Durante o encontro, foram abordados o histórico do modelo econômico, seus incentivos fiscais, dados de desempenho e os impactos da reforma tributária.
O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas, apresentou uma linha do tempo da ZFM, dividida em três fases: a inicial, marcada pelo comércio impulsionado pelo Decreto-Lei nº 288/1967; a fase de verticalização industrial, com o índice de nacionalização criado em 1975; e a etapa de modernização, que trouxe os Processos Produtivos Básicos (PPBs) após a abertura econômica dos anos 1990.
Igrejas destacou a resiliência da Zona Franca, que manteve sua força mesmo diante de crises econômicas.
“Na reunião, mostramos toda a história da ZFM e destacamos a capacidade de superação que temos, o que se reflete nos números de projetos aprovados este ano. Isso demonstra a confiança do investidor em relação à Zona Franca de Manaus”, afirmou.
O secretário também apresentou os dados de faturamento de US$ 26,1 bilhões entre janeiro e agosto de 2025, com destaque para os setores de bens de informática (21,12%), duas rodas (20,10%) e eletroeletrônicos (16,64%). Entre os principais produtos estão motocicletas (16,3%), televisores (10,6%) e ar-condicionados tipo split (8,0%).
Interesse argentino
Durante o encontro, o secretário Joaquin Coniglio ressaltou o interesse da Argentina em fortalecer parcerias comerciais e culturais com o Amazonas.
“Nessa visita ao estado, buscamos conhecer diferentes setores produtivos e públicos, com o objetivo de estreitar laços e ampliar o fluxo comercial, o turismo e as relações culturais. Queremos identificar oportunidades para gerar novas parcerias e trabalhar juntos”, afirmou Coniglio.
Desenvolvimento sustentável
Outro ponto de destaque foi o papel da Zona Franca na preservação ambiental, que mantém 97% da floresta amazônica preservada. O modelo industrial, além de impulsionar a economia, é considerado fundamental para a geração de empregos e a manutenção da sustentabilidade na região.
Participaram da reunião os técnicos do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice), Sidnei Magalhães e Guilherme Vilagelim, e o assessor da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jorge Vasques.
Fotos: Angelo Vinicius/Sedecti
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Sedecti – Rebeca Mota (92) 98433-6251
Segurança Pública Sargento agredido em beco de Manaus morre no hospital após quatro dias internado
TRÂNSITO EM MANAUS Colisão entre três veículos causa congestionamento quilométrico na Torquato Tapajós
Serviços Quatro bairros de Manaus ficarão sem luz nesta terça-feira (25)
Acidente Motociclista venezuelano morre após colisão com caminhão na avenida Torquato Tapajós
Política Advogado é preso em Manaus em operação contra facção criminosa
Acidente Motociclista fica ferido após moto parar embaixo de ônibus na Avenida Mário Ypiranga