Entre janeiro e setembro deste ano, Manaus registrou uma redução de 90,3% nos roubos ao transporte público, em comparação com o pico da série histórica de 2017, quando foram contabilizados 2.592 casos. Em 2025, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o número caiu para 249 registros. O resultado reflete o trabalho conjunto da Polícia Militar (PMAM) e da Polícia Civil (PC-AM), por meio do Núcleo de Repressão aos Roubos ao Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (NURCC).
O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, destacou que reduzir esse tipo de crime é uma prioridade, pois afeta diretamente o trabalhador que depende do transporte público.
“Recebemos uma determinação do governador Wilson Lima para que trabalhássemos para dar segurança à nossa população, e isso engloba o transporte público. O que vemos agora é o resultado desse trabalho muito forte da nossa Polícia Militar, que está fazendo a repressão e trabalhando muito alinhada com a Polícia Civil, por meio do NURCC, o que possibilitou esse resultado”, frisou Almeida.
⸻
Ações integradas
O sucesso nas reduções é atribuído a ações estratégicas e coordenadas entre as forças de segurança. O subcomandante da PMAM, coronel Thiago Balbi, explicou que o policiamento é direcionado com base em mapeamentos diários das ocorrências.
Segundo o oficial, todos os roubos registrados passam por uma análise detalhada, que inclui informações como horário, linha de ônibus, rua e bairro onde o crime ocorreu.
“A partir dessas informações, a gente direciona o policiamento ostensivo e as operações para fazer com que o transporte coletivo seja bem mais seguro na cidade. Estamos alcançando reduções drásticas e são números que há muito tempo não se via no transporte coletivo”, afirmou Balbi.
O delegado Charles Araújo, coordenador do NURCC, acrescentou que o intercâmbio de informações com a inteligência da PM tem sido fundamental para o sucesso das operações. Ele também ressaltou o compromisso contínuo do núcleo no combate a esse tipo de crime.
“Esses programas foram traçados e focados principalmente nessa população que diariamente utiliza o transporte coletivo, inclusive nas rotas do Distrito Industrial. Nossa luta é diária. Só estaremos satisfeitos quando conseguirmos extinguir esse crime dos nossos transportes coletivos. Mesmo assim, continuaremos trabalhando para garantir que a população esteja cada vez mais segura”, declarou Araújo.
⸻
Prisões e resultados operacionais
Em pouco mais de um ano, o NURCC deflagrou 20 grandes operações policiais, que resultaram no cumprimento de cerca de 90 mandados de prisão.
“E o mais importante: a maioria desses indivíduos continua presa, justamente pelo trabalho de investigação bem elaborado pelas nossas equipes, que conseguem mostrar que eles realizaram vários assaltos. A partir daí, planejamos tudo, representamos à Justiça e, com a decretação dos mandados de prisão, eles continuam presos, garantindo mais segurança para a população”, destacou Araújo.
⸻
Investimentos em segurança
Desde 2019, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 1,16 bilhão em segurança pública. Os recursos foram aplicados na aquisição de armamentos, munições e viaturas, além da realização de concurso público que possibilitou o chamamento de 2,8 mil novos servidores para as Forças de Segurança.
O montante também financiou a implantação de novas tecnologias, como o Sistema Paredão, que auxilia no monitoramento e na repressão de crimes em tempo real.
⸻
Foto: Victor Levy / SSP-AM
Contato para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM)
📞 Carla Albuquerque – (92) 99179-6802
📞 Karoline Nascimento – (92) 99412-5877
Segurança Pública Sargento agredido em beco de Manaus morre no hospital após quatro dias internado
TRÂNSITO EM MANAUS Colisão entre três veículos causa congestionamento quilométrico na Torquato Tapajós
Serviços Quatro bairros de Manaus ficarão sem luz nesta terça-feira (25)
Acidente Motociclista venezuelano morre após colisão com caminhão na avenida Torquato Tapajós
Política Advogado é preso em Manaus em operação contra facção criminosa
Acidente Motociclista fica ferido após moto parar embaixo de ônibus na Avenida Mário Ypiranga